O homo sapiens surgiu na Terra há cerca de 300 mil anos, segundo a Revista Nature[1]. No entanto, a vida na Terra começou muito antes. Conforme matéria do site da BBC[2], pesquisadores descobriram micróbios fossilizados há 3,7 bilhões de anos. A Terra não é muito mais velha do que isso, tendo sido formada há 4,5 bilhões de anos. Ou seja, podemos concluir (seguros) que a vida é bastante antiga, ao menos no nosso planeta.

O Universo tem 13,7 bilhões de anos[3]. Ademais, estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. É assim, as galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas! Para comparação, o número de estrelas no Universo pode ser maior do que o número de grãos de areia na Terra, ou da ordem do total de células existentes em todos os seres humanos do nosso planeta – tudo conforme nos ensina o site do INPE[4].

Postas as coisas nessa escala de grandezas, faz sentido que o homem se questione, desde tempos imemoriais, se foi criado por um “Deus” e mais: se é o único habitante universal com inteligência (nos padrões equivalentes aos do homo sapiens). Todas as religiões na face da Terra abordam essa questão, com maior ou menor profundidade. E há uma miríade de cientistas, há décadas (ou mesmo séculos / milênios), dedicados a isso.

No início de julho de 1947, diversos moradores da região rural de Roswell, cidadezinha no estado do Novo México, nos EUA, afirmaram ter visto luzes esquisitas sobrevoando seus ranchos. Após uma noite de tempestade, o fazendeiro Mac Brazel encontra destroços de metal próximos às ovelhas em sua propriedade. A Força Aérea é convocada e, poucos dias depois, divulga para a imprensa a queda de um disco voador. Horas depois, a história é outra: são restos de um balão meteorológico. Os militares não conheciam o material de que era o feito o balão meteorológico e teriam se deixado levar pela euforia dos demais, disseram. Para provar, mostraram os destroços do balão… A matéria completa pode ser acessada no site da Revista Superinteressante[5].

Esse não é o caso mais antigo de um possível contato com vidas inteligentes de outros planetas. Mas, sem dúvidas, é o mais famoso. Desde então há uma espécie de conflito entre os ufólogos mundo afora e os entes estatais mais avançados em astrofísica. Foram muitos os vídeos, fotos, relatos, investigações etc. E há vários outros casos bastante famosos que podem ser pesquisados na internet[6]. Havia inclusive uma divisão dentro da Força Aérea Americana dedicada a esses estudos de fenômenos extraterrestes, cujo início data curiosamente de 1947. A coisa ganhou inclusive um orçamento de peso com o “Project Blue Book[7], que teria se iniciado em 1952 e se encerrado em 1970 (EUA).

Bob Lazar[8], um físico norte-americano que se notabilizou pela polêmica causada nas discussões sobre óvnis, acerca da Área 51, alega ter trabalhado de 1988 a 1989 como físico em uma área chamada S-4, localizada perto de Groom Lake, Nevada, próximo à Área 51. De acordo com Lazar, S-4 servia como um esconderijo militar para o estudo de discos voadores extraterrestres. O físico afirma ter visto nove discos diferentes lá. Ele também forneceu detalhes sobre o modo de propulsão das naves[9]. Há inclusive um documentário a respeito no Netflix[10]. Fiquei impressionado com a forma de propulsão!

Bem, tudo isso poderia ser mera teoria da conspiração. Prosa de sites de ufólogos. Mas, a coisa ganhou ares inimagináveis com a confirmação, dois dias atrás, pelo Pentágono dos Estados Unidos, de que são verídicos 03 vídeos de óvnis que circulam na internet[11]. Ora, como pode a força aérea mais avançada do mundo não saber do que se trata os objetos filmados por ela mesma, com áudios de espanto absoluto dos pilotos dos caças que as fizeram, todos veteranos militares? O Pentágono declarou apenas que “o fenômeno aéreo observado nos vídeos ainda é classificado como ‘não identificado’”.

Prezado leitor, essa confirmação da autenticidade dos vídeos pelo Pentágono cancela o maior argumento que existia por parte dos céticos, que era: “cadê os vídeos dos ETs?”

Este Blog não pretende convencê-lo, em absoluto, da existência de alienígenas. O que proponho é apenas levá-lo a pensar sobre isso. Na verdade, nós mesmos (humanos) já fizemos uma viagem espacial e pousamos em nosso satélite, a Lua, em 20/07/1969[12]. É um feito notável e demonstra que é possível viajarmos pelo cosmo. Tanto é assim que a NASA já disse que o homem vai chegar a Marte até 2035[13]. Quer dizer, assistiremos eu e você (se Deus me der saúde), em HD, no sofá de casa e ao vivo, ao vídeo que provará, de uma vez por todas, que extraterrestres existem: seremos nós, os seres humanos, pousando em outro planeta! E, me desculpe, se nós podemos ir até outros planetas, por qual razão habitantes de outros globos não poderiam viajar até a nossa Terra?

Veja só, a mesma NASA já disse, por meio de seu cientista chefe, que descobriremos vida alienígena até 2025[14]. Pode até não ser vida inteligente (ainda), mas, uma prova científica de que há vida em outros lugares do cosmo tem o poder para abalar muitos dogmas por aí. Ao menos deveria diminuir a soberba humana, se bem compreendida.

Michael Collins, o astronauta que orbitava solitário no espaço enquanto seus colegas de Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, faziam história ao serem os primeiros homens a pisarem na Lua, revelou que não acreditava estar sozinho naquele fatídico dia: em uma sessão de perguntas e respostas em sua conta do Twitter, o astronauta afirmou crer em vidas extraterrestres[15]. Então, também não estou sozinho nessa, pelo menos.

O fato é que nós temos poderosos radiotelescópios varrendo o universo neste exato momento em busca de sinais de vida inteligente. Também enviamos 2 naves Voyagers[16] que já deixaram nosso sistema solar rumo ao espaço interestelar – que carregam consigo um disco (no formato de LP), de cobre e banhado a ouro, que contém a localização da Terra em relação a 14 pulsares, e instruções de como tocá-lo de forma a recuperar 115 imagens da Terra, saudações em 55 idiomas, sons de trovões, pássaros, músicas, etc.

Quer dizer, nós, os seres humanos, já mandamos um “salve” aos alienígenas!! Quem sabe qualquer dia desses eles aparecem para nos dar um salve de volta.

Referências:

[1] https://exame.abril.com.br/ciencia/homo-sapiens-e-100-mil-anos-mais-velho-do-que-se-pensava/

[2] https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-38205665

[3] https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-idade-do-universo/

[4] http://www.inpe.br/faq/index.php?pai=11

[5] https://super.abril.com.br/historia/o-caso-roswell/

[6] https://super.abril.com.br/mundo-estranho/8-casos-relatos-essenciais-sobre-ovnis-aliens-e-abducoes/

[7] https://en.wikipedia.org/wiki/Project_Blue_Book

[8] https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Lazar

[9] https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Lazar

[10] https://www.netflix.com/br/title/81083891

[11] https://veja.abril.com.br/mundo/por-que-o-pentagono-resolveu-divulgar-tres-videos-de-ovnis/

[12] https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_11

[13] https://canaltech.com.br/espaco/nasa-diz-que-homem-pode-chegar-a-marte-em-2035-mas-pede-apoio-dos-governos-153131/

[14] http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/nasa-preve-descoberta-de-vida-alienigena-ate-2025.html

[15] https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/astronauta-da-missao-apollo-11-diz-acreditar-em-vida-extraterrestre-29082019#!/foto/1

[16] https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Voyager

FOTO: https://www.google.com/search?q=alienigenas+contato&rlz=1C1GCEA_enBR815BR815&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjx0ajh35DpAhUOK7kGHbLiBN4Q_AUoAXoECAsQAw&biw=1366&bih=657#imgrc=ELVg_d7_SgrlvM

Ricardo Dantas

Ricardo Dantas

Advogado